O atendimento na Emergência do Hospital Espanhol, na Barra, foi normalizado no último fim de semana, com a decisão dos médicos de retomar as atividades, no dia 23 de fevereiro, após avaliar a escala de plantões apresentada pela direção da instituição. O atendimento havia sido suspenso, no dia 4 de fevereiro, em função de aspectos agravantes, como a redução do número de plantonistas de três para apenas dois, número considerado insuficiente para o funcionamento satisfatório do serviço.
A Direção do Hospital Espanhol se comprometeu em apresentar nova escala com três plantonistas diários, no prazo de 30 dias. Em relação à apresentação de comprovação dos recolhimentos de FGTS e INSS, exigência feita pelos médicos, os dirigentes da instituição asseguraram que em até 15 dias será apresentada a certidão de regularidade desses benefícios.
Outro pleito discutido foi em relação ao pagamento dos salários dentro do prazo previsto em lei, medida que o Hospital anunciou que pretende se empenhar para que seja cumprida.
A evolução do processo de negociação com os gestores da instituição hospitalar foi acolhida positivamente pela classe médica. Entretanto, foi decidido em assembléia pelos médicos que a mobilização continua com o intuito de que os pleitos sejam concretizados.