Representantes do Cosemba - constituído pelo Cremeb, ABM e Sindimed - se reuniram com diretores do Hospital Espanhol, na sede da unidade de saúde, para tratar da situação atual, vivenciada pela entidade, que tem refletido em atrasos dos salários e honorários dos médicos e funcionários. O presidente do Cremeb, Cons. José Abelardo de Meneses, e o presidente do Sindimed, Dr. Francisco Magalhães, representaram as entidades médicas na reunião.
No encontro foi exposto o desempenho, por parte da diretoria, de sanar as dívidas com o setor pessoal. O diretor médico do Espanhol, Dr. João Antônio, lembrou que a unidade não tem um histórico de atraso salarial e pediu uma postura calma e serena para a resolução da situação. "O hospital é como se fosse uma bicicleta que não pode parar de pedalar e para isso tem que ter uma estrada boa para poder desempenhar melhor a função", argumentou.
Os presidentes das entidades médicas deixaram claro a abertura para o diálogo e o empenho deles para a resolução do impasse. Inclusive, o presidente do Cremeb, Cons. José Abelardo, sugeriu que as secretarias de Saúde de Salvador e do Estado liberassem as verbas ainda não repassadas para sanar a situação. "Nossa preocupação vai além de resolver a questão salarial, mas também analisar as condições de trabalho de todos", pontuou.
A diretoria do Hospital Espanhol informou que com o adiantamento do pagamento do plano Sulamerica, os â  restantes do salário de dezembro, dos médicos da casa regidos pela CLT, serão pagos no dia 04/02 e após a liberação do Planserv, será repassado o pagamento do mês de janeiro ainda na primeira quinzena de fevereiro. Os profissionais de Pessoa Jurídica, que estão sem receber seus encargos há mais tempo, deverá ter o impasse solucionado, conforme dados do Espanhol, após as negociações com um novo banco.
Durante a reunião, o médico fiscal do Cremeb, Dr. Ricardo Fernandes realizou uma fiscalização surpresa na emergência do hospital. Conforme dados preliminares, foram confirmadas as reduções nos atendimentos/mês da unidade nos últimos dois meses e a redução do número de médicos na emergência, além da ausência de alguns suprimentos, prontamente resolvido pela diretoria da casa de saúde. O relatório completo deverá ser concluído em breve.
O Sindimed marcará uma nova reunião com os médicos para informar o conteúdo da conversa. A data para um novo encontro entre as entidades e a diretoria do hospital ficou certa para o dia 20/02.
Do corpo administrativo do Hospital Espanhol estiveram presentes nesta reunião o Dr. João Antonio - Diretor Médico; Drª Ana Paula Mattos - Gerente Médica; Drª Nair Amaral - Gerente Técnica; Dr° Fábio Vilas Boas - Coordenador Cardiologia; Dr. José Carvalho - Coordenador Radiologia; Dr. Demétrio Moreira Garcia - Presidente da Real Sociedade Espanhola de Benificencia; Sr° Francisco Cuevas - Diretor Financeiro da Real Sociedade Espanhola de Benificencia; Dr° João Sena - Juridico Trabalhista; Sr. Nestor Taboada - Superintendente Administrativo e Financeiro da Real Sociedade Espanhola de Benificencia e Sr. Kleydson Batista - Coordenador Setor Pessoal da Real Sociedade Espanhola de Benificencia.