Os representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e Associação Médica Brasileira (AMB) tomaram posse no Conselho Nacional de Saúde no último dia 13 de dezembro. Durante a cerimonia, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, também foi eleita a Mesa Diretora do colegiado para o período de 2012 a 2015.
O conselheiro federal Waldir Araújo Cardoso será o representante do CFM à vaga titular dedicada à categoria médica. Cristiano Gonzaga da Matta foi o indicado da Fenam como primeiro suplente e Lairson Vilar Rabelo assume, como segundo suplente, a representação da AMB. A ideia é que, durante o mandato, as entidades médicas revezem entre si a titularidade e suplência.
Presidência – Com 31 votos, Maria do Socorro de Souza foi eleita presidente do Conselho Nacional de Saúde. O resultado representa dois fatos históricos: pela primeira vez uma representante dos usuários e mulher estará à frente da maior instância do controle social na área da Saúde.
O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde, composto por 48 representantes conselheiros titulares e respectivos primeiro e segundo suplentes. Os integrantes representam entidades e movimentos de usuários, trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços.