Resgatar a memória de sete décadas voltadas ao fortalecimento da atividade médica na Bahia. Este é objetivo principal do Memorial dos 70 anos da ABM, lançado na ocasião das festividades do aniversário da instituição, em 19 de outubro passado. “Decorridos vinte anos desde o lançamento do último memorial, decidimos refazê-lo, visando resgatar fatos extremamente importantes ocorridos nas duas últimas décadas”, afirmou em discurso na cerimônia solene o presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes.
O memorialista convidado e autor da referida publicação é o médico e professor Ernane Gusmão. “Por méritos, e considerando as inestimáveis contribuições como participante de diversas gestões, após aprovação unanime da diretoria atual, Dr.. Ernane acatou o nosso convite e, juntamente com a Comissão Científica, elaborou com esmero este trabalho, que ora deixamos para a eternidade”, salientou o presidente da ABM e professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Ao saudar os colegas na solenidade festiva, o memorialista Ernane Gusmão falou da grande honra em ter sido indicado para a tarefa de produzir o consistente relato histórico contido no memorial. Como parte das comemorações pelo aniversário de 70 anos, também houve o lançamento da edição especial da Revista da ABM alusiva à data comemorativa, com tiragem trimestral e ampla circulação entre os médicos da capital e do interior da Bahia.