Em sua segunda edição, o Prêmio Professora Maria Theresa Pacheco amplia sua abrangência e contempla a inscrição de trabalhos de profissionais da área médica e estudantes não só do Brasil, mas de toda a América do Sul.
O tema desta vez é voltado à especialidade de Obstetrícia. Realizada pela Fundação José Silveira (FJS), a premiação foi criada em homenagem à memória da referida professora de Medicina Legal, primeira catedrática de Medicina Legal do Brasil, membro fundador da Sociedade Brasileira de Bioética e presidente da Fundação José Silveira, último cargo em sua profícua carreira. Conta com o apoio da ABM, Cremeb, Sogiba, Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA), Rotary Club da Bahia, Sogia e Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. O lançamento foi realizado em setembro último, em solenidade no auditório da entidade, com as presenças da superintendente da FJS, Leila Iossef Brito, do presidente do Conselho de Curadores da FJS, Dr. Geraldo Leite, dos presidentes da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, e da Sogiba, Dra. Ana Luiza Fontes, e do primeiro secretário e conselheiro do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira, entre outras lideranças.
As inscrições e entregas de trabalhos podem ser feitas a partir de 22 de novembro. Informações podem ser obtidas no site www.fjs.org.br