Um espaço para tirar dúvidas, debater ideias ligadas à publicidade e propaganda médica e às normas que regulam essas atividades. Assim foi o III Fórum de Publicidade Médica do Cremeb, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 24/08, na sede do Cremeb. Médicos, publicitários e jornalistas marcaram presença.
Durante a primeira exposição, o presidente do Cremeb, Cons. José Abelardo de Meneses, apresentou as principais regras de publicidade reguladas pela resolução 1.974/2011, do CFM. Deu destaque para as proibições em anúncios, como o sensacionalismo, a autopromoção e a oferta de serviços por consórcios ou similares.
Em seguida, o Cons. Paulo Sérgio, coordenador da Codame e organizador do evento, expôs sobre o cenário atual da publicidade médica na Bahia e a necessidade de se publicizar comunicação médica de modo educativo e informativo. A jornalista Fabiana Mascarenhas falou aos presentes sobre a prática do jornalismo diário na área da saúde. Entre as questões levantadas abordou a escolhas de fontes para entrevistas médicas, o surgimento de pautas e os conflitos existentes.
Para finalizar, a Consa. Sumaia Boaventura (professora da Ufba) e o Cons. Sílvio Porto (membro da Codame) expuseram a posição da instituição de ensino e da Codame sobre cursos de pós graduação e suas implicações na publicidade médica. A vice-coordenadora da Codame, Consa. Maria Lúcia Arbex foi a moderadora da mesa. "O debate contou com a participação de todos os presentes e contribuiu para esclarecer dúvidas. Foi muito positivo", pontuou Cons. Paulo Sérgio.