Durante os dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, acontecerá o XXIV Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, no Bahia Othon Palace, em Salvador. Considerado o maior evento de Cardiologia do Norte/Nordeste, este ano o encontro científico promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia (SBC-BA) receberá convidados nacionais e internacionais de renome e reconhecimento pela ampla experiência e trabalhos de pesquisa em doenças cardiovasculares.
Estão confirmadas as presenças dos cardiologistas: Roberto Kalil, diretor do INCOR e do Serviço de Cardiologia do Hospital Sírio Libanês; Renato Lopes e Laura Kristin Newby, ambos da Duke University Hospital; Jadelson Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC); Pedro Lemos, diretor do Serviço de Hemodinâmica do INCOR e coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Sírio Libanês.
A última pesquisa VIGITEL 2011 realizada nas capitais brasileiras, comprovou que Salvador é a terceira do país com o menor índice de pessoas que fazem algum tipo de exercício físico. O sedentarismo é um dos fatores de maior risco de doenças cardiovasculares, além da obesidade, tabagismo, pressão alta e diabétes. As pessoas sedentárias têm duas vezes mais possibilidade de adquirir complicações como hipertensão arterial, problemas arteriais coronários e aumento de colesterol e triglicerídeos, quando comparadas com outras que se exercitam. As doenças coronárias são responsáveis por 350 a 400 mil casos de infartos do miocárdio e causam aproximadamente 215 mil mortes por ano, apenas no Brasil, revela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Do ponto de vista médico, qualquer exercício físico é útil. Diversas pesquisas realizadas pelo mundo comprovaram que pelo menos 30 minutos por dia de atividade leve a moderada, ou seja, caminhadas um pouco aceleradas (100 metros por minuto) na maioria dos dias da semana (quatro a cinco dias) resultam em enorme benefício para o coração.
Por isso, uma das atividades desta edição do Congresso de Cardiologia será a 4ª edição da Cardio Corrida, no sábado, dia 02. A concentração será no Farol da Barra, às 6:00h, logo depois às 6:30 os corredores/médicos percorrerão 5 km até o Bahia Othon Palece, em Ondina, retornando para o Farol da Barra.
O evento é voltado para os cardiologistas, mas está aberto também para demais participantes que receberão uma camisa como passaporte para a corrida. As inscrições são gratuitas. As informações devem ser obtidas pelo telefone 71 3245-6320 (SBC-BA).
Cardio Corrida
Data: 02/06 (sábado)
Local: Farol da Barra / Bahia Othon Palace, Ondina (ida e volta)
Concentração: 6:00
Largada: 6:30