O esforço da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) de aumentar os recursos destinados ao Hospital Aristides Maltez (HAM) está perto de ser concretizado. A portaria que aumenta em cerca de R$ 14 milhões, ao ano, o teto financeiro da instituição, já foi assinada pelo Ministério da Saúde (MS) e deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.
Esta portaria, quando publicada, tem por finalidade corrigir uma distorção existente no repasse de recursos para a instituição. Ela passará a considerar e a pagar os atendimentos excedentes que o HAM presta à população. O movimento por este reajuste no teto financeiro do HAM mobilizou, desde o ano passado, parte dos deputados federais e os três senadores baianos.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, o Hospital Aristides Maltez começa a receber o incremento de recursos assim que a portaria for publicada. Para ele, esta medida é o reconhecimento do Ministério da Saúde ao atendimento de excelência prestado pelo HAM e do excelente trabalho de equipe realizado pelo governo estadual e a sua bancada de parlamentares federais, que acompanharam de perto todo o processo de negociação.