“A Realidade e as Linguagens” é o título da segunda obra literária de autoria do médico Marcos, com lançamento marcado para o dia 5 de junho, na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em solenidade que contará com a presença da reitora Dora Leal. O novo livro aborda as mazelas sociais pela ótica da atuação clínica do autor e sua visão como cidadão, mesma linha adotada na sua primeira obra, intitulada "A Utopia do Olhar Clinico", coletânea de artigos publicados no jornal A Tarde.
O livro traz a representação da realidade desde a linguagem da mídia hegemônica no Brasil, sem perder de vista temas cruciais relacionados ao exercício da medicina, a exemplo da proliferação de escolas médicas sem a qualificação adequada. Narrativa pautada pela bem fundamentada crítica social, amparada pelos desafios do cotidiano.
A obra tem prefácio assinado pelo médico e professor Ernane Gusmão e comentários de personalidades eminentes da área médica, entre os quais o professor Rodolfo Teixeira, Jesuino Netto e o professor Elsimar Coutinho. Outras lideranças ligadas à UFBa e ao jornal A Tarde também tecem considerações sobre o teor da obra. O lançamento deverá ser bem prestigiado, considerando a valorosa atuação do médico Marcos Luna.