O 2º Curso Internacional de Cirurgia Vascular traz a Porto Alegre os mais conceituados especialistas em cirurgia vascular do mundo para apresentar as mais recentes técnicas em cirurgia vascular e os novos métodos de imagem. O evento terá a participação de 30 especialistas dos Estados Unidos, Suécia e Argentina, além de renomados profissionais do Brasil.
O curso terá como foco as inovações técnicas e tecnológicas para o tratamento dos aneurismas complexos e das doenças obstrutivas das artérias, além de varizes e tromboses, que são as doenças vasculares mais comuns. A arteriosclerose, termo genérico para definir o espessamento e o endurecimento da parede arterial, é a principal causa de morte por doença no Brasil. Entre as doenças arteriais que mais matam, estão o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto.
Esta é a segunda vez que o Rio Grande do Sul sedia o Curso Internacional de Cirurgia Vascular. A primeira edição foi realizada no ano passado, em Gramado. O evento segue o padrão do curso internacional promovido pela Mayo Clinic, fundação norte-americana sem fins lucrativos de assistência à saúde e promoção da educação médica continuada. Segundo o cirurgião vascular Adamastor Humberto Pereira, além da equipe da Mayo Clinic, o curso vai contar com os especialistas mais importantes das principais universidades e clínicas do mundo e do Brasil.
O 2º Curso Internacional de Cirurgia Vascular será realizado entre os dias 4 e 7 de abril, no Sheraton Porto Alegre Hotel. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo hotsite www.vascular-rs.org.br/iicicv.
O evento conta com o apoio da Mayo Clinic, da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional Rio Grande do Sul (SBACV-RS) e da SBACV nacional.