A Diretoria Plena da AMB esteve reunida no dia 16 de março, na sede da Associação Médica de Brasília e foi presidida por Florentino Cardoso, Aldemir Soares, Luc Weckx, José Bonamigo Filho e Lairson Vilar Rabelo.
Na agenda, o presidente da AMB resumiu a situação do momento associativo como um “caminho árduo e difícil, mas que terá muitas vitórias e manteremos nossa determinação, força e coragem para enfrentar os desafios”.
A seguir, o 1º tesoureiro da AMB, Luc Weckx, apresentou um panorama atual da situação da saúde da população brasileira.
Dentre as mais variadas manifestações dos diretores, falou-se da falta de médicos em áreas de difícil acesso e em periferias das grandes cidades do país. Comentou-se sobre o Plano de Carreira para o médico e foi consenso a importância do título de especialista, do protagonismo da AMB e de suas sociedades de especialidades.
Vários diretores falaram sobre o foco principal das suas respectivas áreas, assim como do desejo de fortalecer a aproximação
com os jovens médicos. Ficou definido que as diretorias de Comunicação e Marketing irão trabalhar conjuntamente.
Foi incentivada a ampliação dos debates sobre o “Exame de Ordem”, com sugestão de realização ao final do segundo, quarto e sexto anos do curso médico.
A seguir, Florentino Cardoso historiou o projeto de Lei de iniciativa popular, capitaneado pela AMB, OAB e Academia Nacional de Medicina, e que já conta com o grande apoio de várias outras entidades como o CFM, CONASS, CONASEMS e CNS, visando fazer com que a União aporte pelo menos 10% da sua Receita Corrente Bruta (RCB) na saúde. Ele falou também sobre as visitas aos cardeais Dom Odilo Scherer (SP) e Dom Raimundo Damasceno (Presidente da CNBB), esperando o importante apoio da CNBB a este projeto que interessa a todos.
Luc e Florentino apontaram ainda possibilidades de parcerias, sempre valorizando a marca AMB.
Aldemir Soares, secretário-gral, atualizou a Diretoria Plena sobre a situação da Comissão Nacional de Acreditação (CNA), após revogação da resolução do CFM que tratava de revalidação do título de especialista. Falou também sobre o planejamento estratégico da AMB e sobre a reforma estatutária que ocorrerá dia 15 de junho e está aberta para sugestões dos associados.
Por fim, os diretores apresentaram, cada um em sua área, plano de trabalho para 2012 de uma maneira objetiva e resumida e que a educação médica continuada é uma bandeira da AMB e de suas federadas e sociedades de especialidade.