O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, esteve no último sábado (17), visitando a ação da estratégia Saúde em Movimento Oftalmologia, no município de São Francisco do Conde. Acompanhado pela prefeita Rilza Valentim, Jorge Solla visitou a estrutura montada no Centro de Referência à Saúde da Mulher, onde estão sendo realizados os exames oftalmológicos necessários para o diagnóstico da catarata e de outros problemas da visão, e o Posto de Saúde da Família da Baixa Fria, local em que foi montado o centro cirúrgico.
O secretário Jorge Solla destacou que, desde o início do Saúde em Movimento, em setembro de 2009, nas 28 etapas, já foram realizadas mais de 300 mil consultas e 63 mil cirurgias de catarata. Para ele, "estes números evidenciam a carência histórica existente na Bahia para os atendimentos oftalmológicos, pois a grande maioria dos municípios não conta com oferta de oftalmologistas para a sua população".
Para a prefeita Rilza Valentim, se emocionou ao assistir uma cirurgia de catarata e afirmou que o objetivo desta ação é devolver a dignidade para as pessoas que não conseguem enxergar por ter desenvolvido a catarata, "estamos cuidando dos nossos idosos como eles merecem", comemorou a prefeita. De acordo com o supervisor do Saúde em Movimento no município, Carlos Cunha, a previsão é que, até o próximo dia 21, mais de 2 mil pessoas seja atendidas e 600 cirurgias de cataratas sejam realizadas em São Francisco do Conde.
Depois da visita a São Francisco do Conde, Jorge Solla se dirigiu ao Subúrbio Ferroviário para acompanhar o trabalho desenvolvido pela unidade móvel de captação de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). O Hemóvel, como é chamado, ficou durante todo dia recebendo as doações de sangue dos moradores da comunidade de Fazenda Coutos III.