Em apoio à campanha “600 Corações” do Hospital Martagão Gesteira (HMG), lançada nesta quarta-feira (29), no Hotel Fiesta, no Itaigara, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, assinou a declaração de interesse para cessão de equipamentos para o hospital. Entre os quais estão: máquina para hemodiálise, respiradores, cama fawler, monitores multiparamétrios e oxímetro de pulso. Também foi assinado o credenciamento para mutirão de cirurgias cardio pediátrica e convênio de cooperação para execução de reforma e reestruturação das instalações físicas do Martagão.
No evento, Jorge Solla registrou o empenho da administração da instituição, que passou por dificuldades, mas hoje já registra avanços. “Acompanho o Martagão Gesteira desde 2007, sei que só possível iniciar o projeto que realizará 600 cirurgias porque outros problemas já foram superados. O Martagão é um grande parceiro da Secretaria, devido ao número de atendimentos ao cidadão usuário do Sistema Único de Saúde”, afirmou o secretário.
Conforme explicou o diretor técnico do hospital, Emanoel Melo, com a campanha, o hospital, voltado para o atendimento pediátrico, pretende realizar 600 cirurgias cardíacas no período de dois anos. Segundo ele, o mutirão de cirurgia cardíaca deverá custar cerca de R$ 12,7 milhões, número que fará diferença para muitas crianças, pois irá acelerar a realização do procedimento.
O Hospital
O Hospital Martagão Gesteira é uma instituição filantrópica e a única com exclusividade em pediátria em Salvador. Com mais de 20 especialidades médicas, a unidade é referência no atendimento a crianças de 0 a 14 anos e oferece tratamentos de alta complexidade como neurocirurgia, cardiologia e oncologia, chegando a receber cerca de 4 mil pacientes e realizar 700 cirurgias por mês.