Médicos da Sesab e as entidades médicas, Sindimed, Cremeb e ABM, se reuniram na última quarta (23), em assembleia, para analisar a nova proposta do governo relacionada a Planos de Cargos, Carreira e Vencimentos específicos aos médicos, anunciada na reunião, ocorrida na terça, entre as entidades médicos e líderes do governo.
A proposta, que prevê a aplicação medíocre de uma incorporação de 10% sobre o salário-base dos médicos, a partir de janeiro de 2012, o que representa na prática a elevação em aproximadamente R$ 70,00 do salário-base, foi rechaça, por unanimidade, pelos profissionais e considerada estarrecedora por todos os presentes.
Em resposta, ficou decidido que o movimento médico, representado pelas entidades, encaminhem ao governador Jaques Wagner um documento, solicitando que reformule a proposição, para que o rumo das negociações continue seguindo dentro da seriedade, a fim de restabelecer a seriedade do processo negocial.
ENTIDADES MÉDICAS PARTICIPAM DE REUNIÃO COM CNRM NESTA QUINTA
Na manhã desta quinta (24), professores da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), entidades médicas (Sindimed e Cremeb) e a reitora da Ufba, Dora Leal Rosa, se reuniram para receber a Comissão Nacional de Residência Médica, na sede da Reitoria da Ufba, no Canela.
Os integrantes da Comissão chegaram a Salvador para avaliarem o trabalho acadêmico feito no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), mais conhecido como Hospital das Clínicas, e os programas de ensino destinados aos residentes. Em fevereiro, houve uma primeira visita da Comissão ao hospital, que fez uma avaliação negativa da estrutura acadêmica da unidade, determinando que, novos residentes não ingressem no Hupes, até que todas as avaliações sejam concluídas, a esse processo dá-se o nome de diligência.
Segundo o diretor do Sindimed, Luiz Américo Câmara, o sindicato reconhece os problemas encontrados na estrutura acadêmica do hospital, porém considera importante o trabalho exercido pela residência médica. “Esperamos que a visita da Comissão possa resolver os problemas, não deixando que os trabalhos dos residentes sejam interrompidos, já que são tão importantes para o sistema de saúde no Estado.”, diz.
O presidente do sindicato, José Caires, complementou, afirmando o apoio do sindicato pela permanência da residência médica no Hospital universitário, e o compromisso de contribuir com a fiscalização constante das condições de ensino. “O apelo dos colegas pela participação do Sindimed nesta luta chegou ao sindicato, e nós estamos atendendo”, declarou Caires.
De acordo com informações da Comissão, o processo de avaliação faz parte das atividades, e o relatório final está previsto para sair no final de dezembro.
MÉDICOS COOPERADOS DA UNIMED DECIDEM MANTER AÇÃO NA JUSTIÇA CONTRA O PLANO
Na última terça feira, 22 de novembro, os médicos cooperados da Unimed se reuniram na sede do Sindicato dos Médicos da Bahia juntamente com a advogada do Sindimed, Dra. Cláudia Bezerra. A pauta foi centrada na decisão de entrar com uma ação contra a Unimed no sentido de exigir que os gestores do plano de saúde sejam responsabilizados pela dívida da instituição. Além disso, a ação judicial pede que seja realizado um levantamento de todos os danos sofridos pelos médicos para reparação. A entrada na ação será feita nesta sexta, 25/11.