A edição de 2011 do Exame Cremesp, que avalia o desempenho dos estudantes do sexto ano de medicina das escolas paulistas, revelou, mais uma vez, o alto índice de reprovação (46%) entre os participantes.
Os principais resultados da avaliação de 2011 foram apresentados nesta quarta-feira, dia 9 de novembro. Dentre 523 inscritos, 418 (80%) formandos em medicina compareceram ao exame. Desses, 191 (46%) foram reprovados. Nos últimos sete anos, 4.821 formandos participaram do exame, dos quais 2.250 (46,6%) foram reprovados.
A participação no Exame do Cremesp não é obrigatória e nem requisito para a habilitação ao exercício da medicina. A avaliação visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país e o estudante aprovado recebe um certificado que pode ser útil no currículo profissional. As provas da 7ª edição foram aplicadas no dia 02 de outubro, em 14 municípios paulistas - São Paulo, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. Os testes reuniram 120 questões de nove áreas básicas: Bioética, Ciências Básicas, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria, Saúde Mental e Saúde Pública.