Além das Frentes Parlamentares e das entidades nacionais de saúde, um grupo de deputados também vai participar do movimento.
As Frentes Parlamentares da Saúde; e de Apoio às Santas Casas promovem, no dia 19 de outubro, um encontro com lideranças e entidades do Setor no Senado Federal para pressionar os parlamentares a votarem o projeto que regulamenta a Emenda Constitucional 29, com urgência.
A ideia é convencer os senadores a restaurar o texto original do projeto, que prevê o investimento da União ao equivalente a 10% de suas receitas correntes brutas no setor. Nas próximas semanas, Frentes Parlamentares e entidades nacionais vão procurar cada senador e liderança partidária e prestar informações sobre a crise da saúde e as necessidades mais urgentes de recursos.
No dia 19, o movimento será reforçado pela presença de um grupo de deputados que vão aderir à causa. O presidente da Frente Parlamentar de Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), se disse otimista e acredita ser possível ter as reivindicações do grupo atendidas.
O presidente do Senado, José Sarney, declarou que a regulamentação da Emenda 29 precisa ser resolvida logo, apesar de o Planalto estar trabalhando para que a medida não entre em votação este ano.