Médicos decidem em assembléia por mais uma paralisação na Bahia
Em assembleia, na noite de segunda-feira (05/09), os médicos baianos decidiram ampliar a paralisação programada para o dia 21 de setembro de 2011. Será suspenso por uma semana o atendimento eletivo aos usuários de dez planos de saúde, do dia 21 a 27 de setembro.
Os critérios para escolha do foco da paralisação na Bahia foram três. Primeiro os planos que não negociam com a Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM): Amil, Medial, Hapvida, Norclínicas/Intermédica e Life Empresarial; em seguida, os planos que não cumprem o acordo que foi assinado com a Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) em 21 de julho: Geap, Cassi, Petrobrás; e por fim, os planos que insistem em apresentar propostas irrisórias: Golden Cross e Promédica.
"Foi uma assembleia com boa frequência em termos qualitativos e bastante participativa. Compareceram diversos representantes de sociedades de especialidades médicas e a categoria se mostrou mobilizada. Houve um sentimento forte de indignação com a possibilidade de descumprimento do acordo feito com a Unidas e com as propostas irrisórias de outras operadoras", avaliou o conselheiro do Cremeb, Luiz Augusto Vasconcelos, que acompanhou toda a discussão.
Ao final da paralisação (27 de setembro), os médicos farão nova assembleia para um balanço do movimento, quando também definirão as novas ações para fazer com que os planos valorizem o trabalho médico e a população que é atendida através dos convênios. Ações na Justiça também serão movidas contra os planos que não negociam e que já foram notificados judicialmente.
Os médicos estão mobilizados em nível nacional na luta por melhores honorários.
Desrespeito ao acordo Unidas
A CEHM vai entrar imediatamente com a ação de cumprimento de acordo, com pedido de liminar, para a Geap, Cassi e Petrobrás. Fará também reunião com Ministério Público e Procon, dando ciência sobre a posição desses planos em descumprir o acordo com a Unidas, atitude que pode trazer sérias consequências para os usuários.
Na assembleia, a Comissão de Honorários informou que a situação desses planos já foi comunicada aos conselhos de usuários da Cassi, Petrobrás e Geap, bem como aos sindicatos dos Bancários e Petroleiros.
21 de setembro. Paralisação Nacional dos médicos
Veja programação do dia:
10h - Coletiva de imprensa.
11h - Debate: Mercantilização da saúde.
12h - Acarajé com arte: exposição de charges, cordéis e outros trabalhos de médicos sobre o tema medicina humanizada.
13h - Com este honorário, só rindo! Performance dos Terapeutas do Riso.
14h - Paralisação de repente: apresentação de repentistas.
15h - Médico com arte: apresentação musical.
16h - CBHPM bota a banda na rua: caminhada musical até a nova Praça de Ondina.
Encerramento com manifestação na nova Praça de Ondina.
As entidades médicas (ABM, Cremeb e Sindimed) convidam os acadêmicos de medicina e os residentes a participarem de todas as atividades de mobilização da classe médica.